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Se a vela estiver perfeita, notar-se-á uma notável diminuição na velocidade do motor. Se, porém, a vela estiver com defeito, não haverá nenhuma diferença no funcionamento. Logo que se tenha determinado qual a vela que tem defeito, dever-se-á limpá-la e regulá-la, ou substituí-la, se fôr necessário. O motor falha irregularmente I - Se o motor falhar com irregularidade e aparentemente em qualquer dos cilindros, proceda do seguinte modo: (a) - Remova a tampa das válvulas e lubrifique as hastes destas com querozene, para soltar alguma que acaso esteja prêsa. Depois, regule-as, como se recomenda em "Regulagens de Emergência". (b) - Limpe e regule o platinado, como se recomenda em "Regulagens de Emergência". (c) - Retire a tampa do distribuidor. Empurre os fios das velas, para firmá-las na tampa. Limpe os terminais na parte interna da tampa e retire toda a humidade que possa ter-se acumulado. (d) - Retire as velas, limpe-as e regule-as. Superaquecimento do motor Em tempo de calor, o indicador de temperatura, no painel dos instrumentos, pode mostrar uma elevação da temperatura logo depois que o motor pára de funcionar. Isso é normal e não deve ser considerado como superaquecimento. Do mesmo modo, depois de se haver esforçado o motor por algum tempo, quando faz calor, a temperatura pode subir acima do normal. Mas isso deve ser temporário e o motor esfriará tão logo o esfôrço termine. Se fôr algo de anormal que está causando superaquecimento o aumento de temperatura será, em geral, mais pronunciado e mais prolongado. 1 - Verifique se o radiador está cheio de água. PRECAUÇÃO: - Quando houver superaquecimento, não retire o tampão do radiador enquanto o motor não estiver parado por alguns minutos. Não ponha bruscamente grande quantidade de água fria no radiador, se o motor estiver superaquecido, pois isso poderá fazer rachar o bloco dos cilindros. Ponha a água vagarosamente, fazendo o motor funcionar a uma velocidade regular, a fim de que haja circulação rápida. - 52 -
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