Satélite (mapa do_site).gif (8452 bytes)

 

   4 - Se ainda assim o motor não funcionar, retire a tampa do distribuidor e faça o motor girar, por meio do motor de partida, até o platinado se fechar. Depois disso, com a chave de ignição ligada, separe as platinas à mão. Se não houver faísca entre as platinas, deve existir uma conexão frouxa ou algum circuito aberto.

   (a) - aperte todos os terminais no interruptor de partida, no amperômetro e na bobina. Verifique se há fios partidos.

   (b) - Se ainda não houver corrente, examine o platinado. Se fôr necessário, limpe-o e regule-o, como se indica em "Regulagens de Emergência".

   5 - Se a corrente fizer saltar uma faísca, ao separar-se à mão as platinas e, mesmo assim, o motor não funcionar, verifique a intensidade da faísca de ignição.

   (a) - Retire o cabo de uma das velas e segure-o a 1/4" de algum ponto da tampa dos cilindros, enquanto alguem faz funcionar o motor de partida, com a chave de ignição ligada. Deve aparecer uma boa faisca de pelo menos 1/4" (1 cent.).

   (b) - Se a faisca não aparecer, limpe e ajuste o platinado, caso já o não tiver feito.

   (c) - Se ainda assim não se conseguir obter uma boa faisca, verifique se as ligações dos fios das velas, no distribuidor, estão bem feitas. Retire a tampa do distribuidor e limpe os terminais pela parte de dentro com lixa fina. Limpe-o bem, por dentro e por fora.

   6 - Conseguindo-se uma boa faisca ao se girar o motor, enquanto se segura o cabo da vela a 1/4" do cilindro, retire a vela e limpe-a o melhor possível. Reajuste as folgas; verifique se nenhuma vela está com o isolador quebrado.

O motor pára na estrada

   Faça as provas Nos. 3,4,5 e 6 do capítulo anterior.

O motor falha regularmente em um ou mais cilindros

1 - A causa mais provável de falha regular em um cilindro é a vela suja. Para descobrir qual a vela que está falhando, deixe que o motor trabalhe em marcha lenta. Segure uma chave de fenda com cabo de madeira, de modo a tocar tanto no terminal do fio da vela como na tampa dos cilindros, pondo a vela em curto-circuito.

- 51 -

 

 
<- Página Anterior Home Page Índice Próxima Página ->