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Lubrificação da carroceria - Há alguns pontos na carroceria do seu carro que necessitam de lubrificação. Deve-se lubrificá-los a intervalos regulares, podendo ser feito isso mais vantajosamente no momento em que se lubrifica o chassis. Verificações Regulares - Quando se lubrifica o chassis e a carroceria, pode-se aproveitar a ocasião para fazer uma verificação geral do carro. É uma vantagem importante da manutenção preventiva, e as recomendações que aqui se fazem deveriam ser cuidadosamente consideradas. A pequena atenção dispensada a um pequeno desarranjo que começa a se manifestar frequentemente, evitará consequências mais sérias no futuro. Regulagem do motor - Em geral, poucos proprietários tiram de seus carros todo o proveito que êstes lhe podem proporcionar. Isto se dá por serem poucos os proprietários que mandam regular o motor, com a frequência devida, a fim de que êste dê o máximo de rendimento. O desgaste normal de algumas peças reduz, depois de alguns milhares de quilômetros de funcionamento, a eficiência do motor, embora êste continue a mover o carro de modo aparentemente satisfatório. O mesmo se dá com uma faca, que embora tenha perdido o fio, ainda corta. Para serem eficiente, porém, a faca deve estar afiada e o motor do carro deve estar afiado. Tendo-se o equipamento, o conhecimento e a habilidade necessária, nada há de difícil ou dispendioso na operação de regular o motor. Consiste, em resumo, de uma série de ajustes do sistema de ignição e de combustível e das válvulas, a fim de trazer novamente as folgas e dimensões aos limites especificados pelo fabricante. Os pontos vitais que exigem essa inspeção e regulagem periódica são: as velas, o distribuidor, a ignição, a bateria, o carburador, o purificador de ar, a bomba de gasolina e as válvulas. Quando tudo isso está regulado de acôrdo com as instruções que mais adiante se dão neste livro, trabalham coordenados e produzem o máximo de rendimento e economia. Em geral, deve-se regular o motor duas vezes por ano. Cuidados e manutenção da bateria - A bateria é uma parte vital do sistema elétrico do seu carro e deve receber uma atenção periódica e sistemática para funcionar devidamente. A primeira medida a tomar é a de conservar as células todas cheias até o nível certo. Junte-se água distilada para substituir a que se perdeu por evaporação. O nível da água deve estar a 1/4 de polegada acima das placas, no máximo. Para que êste nível seja conservado, inspecione a bateria sema- - 31 -
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