|
NOTA - A limpeza da transmissão ou do eixo traseiro com vapor ou querozene não é recomendável e deve ser evitada. Além das trocas periódicas recomendadas, deve-se verificar o nível do óleo em intervalos de 1.500 quilômetros, adicionando-se óleo sempre que necessário. Lubrificação do Chassis - São necessários diversos tipos de lubrificantes para a lubrificação adequada do chassis. O Mapa de Lubrificação mostra todos os pontos que devem ser lubrificados, bem como os intervalos de lubrificação e a quantidade de lubrificante que deve ser usado. Deve-se sempre consultar êsse Mapa e seguir as instruções para que se possa obter a Lubrificação perfeita do chassis. Vareta medidora do nível de fluido - Transmissão Automática - A vareta medidora e o tubo de enchimento da transmissão automática, estão situados no compartimento do motor, ao lado direito, isto é, diretamente ao lado oposto do motor de partida. A vareta possui duas marcas "Full" e "Low" com riscos de nível assinalados por pequenas setas. O nível do fluido deve ser examinado a cada 1.500 kms., devendo o motor estar funcionando em marcha lenta e transmissão aquecida. O carro deve estar com o freio de estacionamento manual aplicado e, a alavanca seletora na posição "D". NOTA - Especiais cuidados devem ser tomados por ocasião da leitura do nível, a fim de evitar que impurezas penetrem na transmissão automática através do tubo de enchimento. Lubrificação da transmissão automática - Cada 1.500 kms. - Examine o nível do fluido como já foi recomendado. Faltando, adicione fluido especial. Cada 24.000 kms. - Drenar e reencher. Antes de drenar verifique que a transmissão esteja aquecida. Retire os bujões de drenagem do carter da transmissão e do conversor de torção. Depois de ter drenado completamente a fluido usado, de ambos os conjuntos, recoloque os bujões. O reenchimento pode ser agora iniciado. Coloque 3 litros do fluido especial. Ponha o motor em funcionamento e deixe-o em marcha-lenta com a alavanca seletora na posição "N". Em seguida complete o reenchimento com cerca de 7 litros do fluido especial. NOTA - O fluido especial para transmissões automáticas é fornecido por qualquer renomada Companhia de lubrificantes, geralmente em latas fechadas, devendo elas estarem marcadas com as letras "AQ-ATF" e o respectivo número de qualificação dada ao refinador pelo laboratório analizador do fluido. Êsse fluido é conhecido por "Automatic Transmission Fluid Type "A". - 30 -
|