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   Deve-se sempre empregar o grau de óleo recomendado para o motor. Não se deve esquecer que a tendência de hoje é mais para o emprêgo de óleos leves em lugar do de óleos pesados, como antigamente, porque aqueles são eficientes nas temperaturas médias de funcionamento e em tempo frio dão melhores resultados, além das razões que previamente foram citadas.

   Não se deve encher demais o carter. Enchendo de mais, não sòmente se aumenta o consumo de óleo, mas, também, se pode acosionar bolhas de ar que impedem ao lubrificante atingir as peças móveis em quantidade suficiente.

 

   Óleo de motor recomendado para carros novos - Depois do carro haver rodado os primeiros 750 quilômetros, abra o bujão inferior do carter, drene o óleo e torne a enchê-lo com um óleo de boa qualidade.

   Lubrificação da linha propulsora - (Transmissão e eixo traseiro) - A transmissão e o eixo traseiro exigem um lubrificante mais "pesado" (grosso) que possa aderir aos dentes das engrenagens, pois, conquanto estas funcionem a temperaturas relativamente baixas, elas estão sujeitas a grandes tensões.

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A ilustração mostra a necessidade do uso do lubrificante de viscosidade adequada na transmissão e no eixo traseiro. O lubrificante deve penetrar fàcilmente por entre os dentes das engrenagens e agarrar-se a êles, proporcionando a lubrificação certa e formando uma película de óleo onde necessário.

   O eixo traseiro está equipado com engrenagens hiperbólicas que necessitam do lubrificante especial "Hypoid".

   Quando se fizer a troca do óleo da transmissão ou do eixo traseiro (geralmente antes do inverno ou do verão), recomenda-se lavar essas unidades depois de drenadas com óleo de lavagem muito fino. Deve-se, depois, recolocar o bujão de dreno e reencher ao nível certo com o óleo adequado.

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