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Qualidade do óleo do motor - O refinador ou o vendedor que fornece o óleo é responsável pela qualidade do seu produto. O bom renome da companhia de óleo é a melhor garantia de qualidade que o proprietário do carro possa obter. Troca do óleo do motor - Os óleos foram grandemente melhorados, as condições em que um carro roda se modificaram e os melhamentos feitos no motor, tais como o sistema de ventilação do carter, aumentaram consideràvelmente a duração dos óleos de boa qualidade. Depois da acamação do moto, a quilometragem é apenas um dos fatores que regulam a frequência da troca de óleo do motor. Para garantir a continuação do custo baixo de manutenção, longa duração e perfeita eficiência do motor, é necessário trocar o óleo do carter mais frequentemente, se por acaso êle vier a ser contaminadopor elementos estranhos prejudiciais. EM CONDIÇÕES NORMAIS DE FUNCIONAMENTO recomenda-se drenar o carter e trocar o óleo a cada 2.500 a 3.000 quilômetros. Quando se trafega em estradas poeirentas ou por tempestades de pó, é possível que algum material abrasivo penetre no motor. Os purificadores de ar reduzem a quantidade de pó que poderia entrar no carter; no entanto, se o óleo ficar contaminado com ou outro material qualquer prejudicial, é necessário drenar imediatamente o carter, independente da quilomentragem percorrida, a fim de evitar o desgaste do motor. A frequência das drenagens depende da quantidade de pó OU OUTRAS CONDIÇÕES ANORMAIS em que o carro roda, não podendo haver períodos exatos para drenagem que possam ser recomendados, salvo para condições normais. Em tempo frio, os percursos curtos, com longas paradas intermediárias, podem originar a acumulação de água no carter devido à condensação da humidade produzida pela queima da gasolina. A água produz ferrugem que pode entupir os filtros e passagens de óleo. Em condições normais, a água é removida pela ventilação do carter, mas, no caso de vir a se acumular, é preciso drená-la tão frequentemente quanto fôr necessário. Deve-se drenar o carter sòmente depois do motor ter atingido a temperatura normal de funcionamento, pois, quando a drenagem é feita com um motor frio, grande parte do seu proveito é perdido, porque alguma matéria estranha, em suspensão, poderá ficar presa às paredes do depósito de óleo, não sendo arrastada com o óleo que escôa lentamente. Consumo de óleo - No processo de lubrificação do motor, parte do óleo chega aos cilindros passando pelos anéis dos pistões, sendo queimada com a mistura combustível. Êste fato não deve causar alarme, pois, é uma condição normal e necessária para a boa lubrificação dos pistões e das paredes dos cilindros. - 28 -
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