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   Óleo do motor - Em muitos lugares ainda persiste a impressão errônea de que quanto mais grosso for o óleo melhor êle lubrifica. O grande número de pesquisas levadas a efeito durante um longo período de tempo provaram definitivamente que qualquer óleo mais grosso do que o recomendado pelo fabricante do carro, é positivamente prejudicial ao motor pelas razões seguintes:

a) Os óleos mais grossos não atingem tão rapidamente as peças móveis, logo que o motor começa a funcionar, podendo causar desgaste prematuro e rápido.

b) Depois de o motor estar funcionando, os óleos mais grossos não lubrificam tão bem as peças muito justas como os óleos finos recomendados, o que também é um fator de desgaste das peças do motor.

c) Os óleos mais grossos aumentam o atrito interno do motor, o que resulta num maior consumo de gasolina e perda de fôrça.

d) Em tempo frio os óleos grossos dificultam a partida do motor.

e) Os óleos mais finos, que agora são recomendados, fazem o motor funcionar a temperaturas mais baixas em tempo quente.

   Proteja o motor do seu carro usando sempre o óleo do tipo recomendado no Mapa de Lubrificação constante dêste livrete. Deve-se comprar um óleom de boa qualidade e do tipo recomendado pelo fabricante do carro.

   Graus de óleos para motores - Alguns óleos são "grossos" (pesados), outros "finos" (leves). A fim de evitar uma classificação pouco exata sòmente pela denominação de grau "leve, médio ou pesado", foi adotado, anos atrás, um método para identificar os óleos segundo os números S.A.E. (Society of Automotive Engineers). Êsses números se referem unicamente à grossura ou viscosidade do óleo e não se aplicam, em absoluto, à qualidade e outras características. Lubrificantes com números baixos são mais leves, isto é, mais finos do que aqueles com números mais altos. Por exemplo, o óleo de númeor 10 é o óleo mais fino geralmente usado, sendo o óleo 20 o óleo próximo mais pesado.

 

A escolha do óleo apropriado para o motor é de importância vital para o bom funcionamento do mesmo. Compre o óleo pela sua procedência e por números S.A.E., escolhendo o seu grau de acôrdo com os detalhes do mapa de lubrificação. O uso de óleos mais pesados do que o recomendado é positivamente prejudicial para o motor, principalmente se o carro é novo, estando as folgas dentro ou perto das especificações do fabricante.
 

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