posições são intercaladas por degraus para evitar
que a alavanca seletora acidentalmente pudesse ser levada para outra posição que não
aquela que seja a correta. Com a prática, adquire-se o hábito de efetuar as mudanças
sem olhar para o indicador de posições.
NOTA: - A construção toda peculiar do
circuito do motor de partida dos carros equipados com a transmissão automática, não
permite que o motor seja posto em funcionamento a não ser que a alavanca seletora esteja
na posição Park", (estacionamento) ou "N" (ponto morto).
AS CINCO POSIÇÕES DA ALAVANCA
"PARK" - Esta é a Posição de estacionamento e deve ser usada
com ou sem o freio de estacionamento manual. A ALAVANCA NÃO DEVE JAMAIS SER COLOCADA
NESTA POSIÇÃO COM O CARRO EM MOVIMENTO. Após o carro ter sido estacionado, a alavanca
deve ser levada para a posição "park" sendo necessário levantá-la para que
possa ser colocado nessa posição. O veículo não ficará freiado, se se levar a
alavanca para uma das demais posições, como acontece em carros com transmissão
convencional.
"N" - Esta é a posição neutra (ponto morto) e deve ser usada
estando o carro parado com o motor em movimento ou quando estiver sendo rebocado.
"D" - Esta é a posição em que deve ficar a alavanca para que
o carro seja dirigido em marcha normal. Após ter sido dada partida ao motor, coloque a
alavanca na posição "D", deprima o acelerador e o carro movimentar-se-á.
"L" - A alavanca deve ser levada para esta posição quando o
corro estiver trafegando em estradas precárias (lama, areia, etc.). ou subindo ladeiras
longas e íngremes. Para colocar a alavanca nesta marcha, mova-a simplesmente para a
posição "L". Esta posição de baixa velocidade pode também ser usado para
auxiliar a freiagem do carro em descidas longas e íngremes. A mudança da posição
"L" para "D", ou vice-versa, não deve ser efetuada com o carro em
velocidades superiores a 70km/h.
"R" - Esta é a posição em que deve ser colocada a alavanca
para a marcha-à-ré. O carro deve ser parado e a alavanca levada para a posição
"R". Deprima, em seguida, o acelerador e o carro se movimentará.
EMPURRANDO O CARRO PARA DAR PARTIDA AO MOTOR
Se por qualquer motivo for necessário empurrar o carro para dor partida ao
motor, a alavanca de contrôle deve ser levada para a posição "N". Tendo o
carro atingido uma velocidade aproximada de 30 km/hora, pode se colocar a
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