Satélite (mapa do_site).gif (8452 bytes)

 

posições são intercaladas por degraus para evitar que a alavanca seletora acidentalmente pudesse ser levada para outra posição que não aquela que seja a correta. Com a prática, adquire-se o hábito de efetuar as mudanças sem olhar para o indicador de posições.

     NOTA:    - A construção toda peculiar do circuito do motor de partida dos carros equipados com a transmissão automática, não permite que o motor seja posto em funcionamento a não ser que a alavanca seletora esteja na posição Park", (estacionamento) ou "N" (ponto morto).

AS CINCO POSIÇÕES DA ALAVANCA


"PARK" - Esta é a Posição de estacionamento e deve ser usada com ou sem o freio de estacionamento manual. A ALAVANCA NÃO DEVE JAMAIS SER COLOCADA NESTA POSIÇÃO COM O CARRO EM MOVIMENTO. Após o carro ter sido estacionado, a alavanca deve ser levada para a posição "park" sendo necessário levantá-la para que possa ser colocado nessa posição. O veículo não ficará freiado, se se levar a alavanca para uma das demais posições, como acontece em carros com transmissão convencional.

"N" - Esta é a posição neutra (ponto morto) e deve ser usada estando o carro parado com o motor em movimento ou quando estiver sendo rebocado.

"D" - Esta é a posição em que deve ficar a alavanca para que o carro seja dirigido em marcha normal. Após ter sido dada partida ao motor, coloque a alavanca na posição "D", deprima o acelerador e o carro movimentar-se-á.

"L" - A alavanca deve ser levada para esta posição quando o corro estiver trafegando em estradas precárias (lama, areia, etc.). ou subindo ladeiras longas e íngremes. Para colocar a alavanca nesta marcha, mova-a simplesmente para a posição "L". Esta posição de baixa velocidade pode também ser usado para auxiliar a freiagem do carro em descidas longas e íngremes. A mudança da posição "L" para "D", ou vice-versa, não deve ser efetuada com o carro em velocidades superiores a 70km/h.

"R" - Esta é a posição em que deve ser colocada a alavanca para a marcha-à-ré. O carro deve ser parado e a alavanca levada para a posição "R". Deprima, em seguida, o acelerador e o carro se movimentará.

EMPURRANDO O CARRO PARA DAR PARTIDA AO MOTOR


   Se por qualquer motivo for necessário empurrar o carro para dor partida ao motor, a alavanca de contrôle deve ser levada para a posição "N". Tendo o carro atingido uma velocidade aproximada de 30 km/hora, pode se colocar a

- 16 -

 

<- Página Anterior Home Page Índice Próxima Página ->