Mudanças de velocidades - O
movimento da alavanca de mudanças, montada na coluna da direção abaixo do volante,
exige uma pequeno parte da fôrça necessária para o movimento de uma alavanca de
mudanças do tipo convencional. Isso torna possível ao motorista efetuar as
mudanças segura e convenientemente sem afastar a mão do volante da
direção. A alavanca de mudanças pode ser colocada em qualquer uma dos cinco posições
possíveis - ponto morto, marcha à ré, primeira, segundo e terceira velocidades. O
movimento da alavanca de mudanças é o mesmo como o da alavanca comum ligado diretamente
à transmissão, somente que ela se move num plano inclinado.
O funcionamento da alavanca na mudança consecutiva das velocidades é o seguinte:
1 - Verifique se a alavanca está no ponto morto - nessa
posição ela pode ser movida para cima e para baixo.
2 - Primeira velocidade - Com o pedal da embreagem deprimido,
levante a alavanca para o lado do volante de direção e puxe-a para a parte traseira do
carro até ela estar na posição do primeira velocidade: em seguida, solte gradativamente
o pedal do embreagem.
3 - Segunda velocidade - Com o pedal da embreagem deprimido,
empurre a alavanca para frente do carro. Ela passará pelo ponto morto e irá à posição
do segundo velocidade. Solte o pedal da embreagem.
4 - Terceira velocidade - Com o pedal da embreagem deprimido,
puxe a alavanca para trás até ela ter chegado ao fim do seu percurso, que é a posição
da terceira velocidade.
5 - Marcha-à-ré - Com o carro parado, deprima o pedal da
embreagem, levante a alavanca e empurre-a para frente.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA
A transmissão automática "Power Glide" é controlada por
uma alavanca seletora manual instalada logo abaixo do volante da direção. Os carros
equipados com a transmissão automática não possuem pedal de embreagem e, a alavanca,
pode ser levada para qualquer uma das posições existentes, estando o motor funcionando
em marcha-lenta. As
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