|
os botões controladores da ventilação. Os gases de
escapamento contêm óxido de carbono, que é um gás incolor, inodoro e insípido,
porém, mortal.
Velocímetro - O velocímetro está localizado no painel de instrumentos,
a direita da coluna da direção e é do tipo circular. Marco a quilometragem percorrida,
bem como a velocidade que está sendo desenvolvida.
Manômetro do óleo - O manômetro do óleo acusa somente a pressão do
óleo do motor, indicando se êle está circulando ou não. Não indica a quantidade de
óleo existente no carter.
A leitura normal do manômetro é de 1,5 libras, em velocidades acima de 24
quilômetros por hora e depois do motor estar aquecido.
Adquira o hábito de verificar, de quando em quando, a pressão do óleo
quando estiver conduzindo o carro. Se, depois de pôr em funcionamento o motor frio, o
monômetro acusar uma pressão alta, conduza o carro lentamente até a pressão se ter
normalizado. Se ela não ficar normal depois de alguns minutos de condução, é sinal de
que o óleo que está sendo usado é grosso demais para a temperatura ambiente,
devendo-se, então, fazer uso de um óleo de viscosidade menor. O óleo frio, mesmo do
grau certo, acusará uma leitura acima do normal.
CUIDADO - Se a pressão do óleo baixar a zero, quando o motor
está em funcionamento, êste deve ser parado imediatamente e a causa da queda da pressão
encontrada e eliminada.
Jôgo de instrumentos - Um jôgo de instrumentos em
forma circular, encaixa o medidor de temperatura, o medidor de gasolina, o indicador de
carga da bateria e o medidor da pressão do óleo.
Indicador de carga da bateria - Quando o ponteiro estiver para o lado
direito "C" do mostrador, é sinal que o gerador está fornecendo a corrente
consumida pela ignição e pelas luzes, além de estar carregando a bateria e quando
estiver para
- 11 -
|
|