Satélite (mapa do_site).gif (8452 bytes)

 

   Ao se encostar o carro perto da guia, também deve-se prestar atenção. Se se raspar o pneu contra a calçada, as suas paredes se enfraquecem, diminuindo a duração dos pneus e aumentando a possibilidades de "estouros".

   Efeito da velocidade e do calor sôbre a duração dos pneus - O diagrama ilustrado foi feito com a ajuda de dados fornecidos pela Associação dos Fabricantes de Borracha. Mostra o efeito do calor e da alta velocidade sôbre a duração dos pneus. Pode-e perfeitamente ver que o desgaste é maior quando se conduz o carro em altas velocidades. O desgaste também é maior no verão do que no inverno.

pag_36.jpg (17598 bytes)

   Desgaste desigual dos pneus - Uma pequena diferença de desgaste nos biscoitos externos dos pneus é uma condição normal resultante da diferença na circunferência entre o centro e as bordas externas da banda. Êsse desgaste normal faz com que os biscoitos externos tenham ligeiramente a aparência de estarem com "dentes de serra".

   Tanto a pressão baixa demais como a reentrância errada, ou ambos, exagerarão êsse desgaste em forma de "dentes de serra".

   Se o desgaste desigual se estender para o centro da banda, pode ser devido a outras condições de desalinhamnto, que devem ser corrigidas.

- 36 -

 

<- Página Anterior Home Page Índice Próxima Página ->