|
Ao se encostar o carro perto da guia, também deve-se prestar atenção. Se se raspar o pneu contra a calçada, as suas paredes se enfraquecem, diminuindo a duração dos pneus e aumentando a possibilidades de "estouros". Efeito da velocidade e do calor sôbre a duração dos pneus - O diagrama ilustrado foi feito com a ajuda de dados fornecidos pela Associação dos Fabricantes de Borracha. Mostra o efeito do calor e da alta velocidade sôbre a duração dos pneus. Pode-e perfeitamente ver que o desgaste é maior quando se conduz o carro em altas velocidades. O desgaste também é maior no verão do que no inverno.
Desgaste desigual dos pneus - Uma pequena diferença de desgaste nos biscoitos externos dos pneus é uma condição normal resultante da diferença na circunferência entre o centro e as bordas externas da banda. Êsse desgaste normal faz com que os biscoitos externos tenham ligeiramente a aparência de estarem com "dentes de serra". Tanto a pressão baixa demais como a reentrância errada, ou ambos, exagerarão êsse desgaste em forma de "dentes de serra". Se o desgaste desigual se estender para o centro da banda, pode ser devido a outras condições de desalinhamnto, que devem ser corrigidas. - 36 -
|