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   Sistema de arrefecimento - Quando tôdas as passagens do bloco do motor, da tampa dos cilindros e do radiador estão limpas, o sistema de arrefecimento funciona eficientemente. No entanto, a água comum contém matérias que se depositam em forma de cascão, e uma certa quantidade de óxidos e ferrugens se forma, como resultada da ação da água quente sôbre os diversos metais.

   Se se descuidar do sistema, graxa, sujeira e pequenas partes de borracha circulam com a água de arrefecimento, podendo-se depositar nas passagens pequenas, principalmente naquelas do radiador, diminuindo a eficiência, o que se torna evidente com o superaquecimento do motor.

   Direção e alinhamento das rodas - O confôrtona condução e a facilidade de manejo do seu carro são evidentes mesmo nas velocidades mais elevadas. São em grande parte devido aos melhoramentos feitos no desenho e na construção de tôda a suspensão dianteira do carro. Para se obter um bom funcionamento, um aumento de segurança e para se reduzir o desgaste dos pneus a um mínimo, recomenda-se mandar verificar e regular, se necessário, pelo menos uma vez por ano, o mecanismo de direção, o alinhamento das rodas dianteiras e o equilíbrio das rodas e pneus. Se as estradas são acidentadas, deve-se mandar fazer isso mesmo mais frequentemente. A precisão original do conjunto pode resistir a esforços consideráveis, porém, não se deve esquecer que o automóvel de hoje-em-dia tem que funcionar sob condições extremamente severa. Essa inspeção recomendade é, portanto, uma defesa contra os efeitos de golpes e esforços contínuos, aos quais o carro está sujeito na estrada. Os ajustes da direção e do alinhamento das rodas necessitam de ferramentas especiais, devendo ser êsse serviço executado por um concessíonário autorizado da General Motors.

pag_34.jpg (15180 bytes)Essa ilustração mostra o modo característico de desgaste dos pneus, correspondente às três causas mais comuns de desgaste excessivo. A pressão demasiado baixa causa desgaste dos lados da banda de rodagem, como indicam as flexas à esquerda, muitas vezes acompanhado de desgaste desigual . A pressão excessiva (ao centro) tende a produzir desgaste da borracha no centro da banda de rodagem. O mau uso dos freios geralmente produz o desgaste da carcassa do pneu em pontos irregulares, com exposição das lonas, e pode ser visto por pontos em que a banda de rodagem se desgasta, ficando chata, o que é produzido pelo deslize do carro no solo, quando se travam as rodas antes de haver diminuido o impulso para frente.

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