Satélite (mapa do_site).gif (8452 bytes)

 

de mão. Estude as posições da alavanca de mudança nas três velocidades para a frente e na march-a-ré. Pratique a embreagem e debreagem e a mudança de todas as velocidades, até poder executar qualquer mudança sem hesitação. Aproveite-se dos dispositivos feitos para seu confôrto. Cada motorista encontrará uma determinada posição, para ele mais cômoda, para conduzir, e o seu carro foi construido de maneira a lhe permitir escolher essa posição. Ajuste o assento de maneira a poder sentar-se confortàvelmente, e aprenda a relaxar os músculos ao guiar.

   Um motorista experiente deve acompanhar sempre o principiante na sua primeira tentativa de dirigir. No entanto, a essência da aprendizagem está em se experimentar, errar e tentar novamente. Para se obter a coordenação necessária entre olhos, mãos e pés, é sòmente preciso executar algumas poucas coisas corretamente, repetindo-as constantemente até elas se tornarem um hábito.

pg_21.jpg (5508 bytes)   Ajustagem  do assento dianteiro - A ajustagem do assento dianteiro é feita por meio de uma pequena alavanca de contrôle, localizada no lado esquerdo da armação do assento e que pode ser movida com as pontas dos dedos. Uma leve pressão dos dedos na alavanca solta o assento, permitindo que seja movido para a frente ou para trás, a fim de que seja colocado na posição mais confortável para o motorista. A ser solto a alavanca, o assento fica prêso na posição em que foi colocado

   Direção - Gire o volante de direção o necessário, mas não demais. Isso se aplica tanto na marcha em linha reta como na execução de curvas e voltas. Enquanto não houver adquirido prática, faça as curvas vagarosamente, girando o volante apenas o necessário para seguir a curva. Deixe o motor puxar o carro ao fazer a curva - não debreie.

    Embreagem - Lembre-se sempre de que há realmente só duas posições corretas do pedal da embreagem - completamente sôlto ou completamente deprimido. Adquira o hábito de conservar o pé separado do pedal, exceto quando estiver fazendo ima mudança de velocidade, no qual se deve embrear gradativamente. O hábito de guiar com o pé apoiado sôbre o pedal é prejudicial, pois

- 21 -

 

<- Página Anterior Home Page Índice Próxima Página ->