Dicas Rápidas
Motor 216" (repare na tampa lateral que cobre as velas)
Troque seu 216"pelo 235" - clique aqui! Este motor é 216" ou 235" ? - clique aqui! Borracha do Porta-Malas - clique aqui! Lâmpada do Teto - clique aqui! Palhetas do Limpador do Para-Brisa - clique aqui! "Bolota" da Alavanca do Câmbio - clique aqui! Friso do Capô - clique aqui! Carburador e Bomba de Gasolina do Opala - clique aqui! Platinado e Condensador da C-10 - clique aqui! Tampa e rotor do distribuidor nacionais para o motor 216 - clique aqui! Posição do Volante - clique aqui! Compras em Lojas Americanas - clique aqui! Ordem de Aperto e Torque dos Parafusos do cabeçote - clique aqui! Ordem dos Cabos de Vela no Distribuidor - clique aqui! Carburação Dupla, Coletores Hofenhauser eCompressor de Ar Condicionado - clique aqui! Amortecedor Traseiro - clique aqui! Juntas dos Coletores (235") - clique aqui! Buchas dos Feixes de Mola - clique aqui! Barra de Direção, lado fixo - clique aqui! Reparo do Cilindro-Mestre - clique aqui! Cremalheira de C-10 - clique aqui! |
Este Motor é 216" ou 235" ? (topo) Essa é fácil... Além disso, o pistão do motor 216" tem 3 1/2" de diâmetro, enquanto o do motor 235" tem 3 9/16" (medidas standart). romano@rcamoto.com.br |
Borracha
do Porta Malas
(topo)(topo)
A figura abaixo mostra a maneira correta de fixar a borracha do porta malas nos Chevrolet de 1949 à 1954:
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Lâmpada
do Teto
(topo)
Quem sabe como conseguir uma
daquelas lâmpadas de 1 filamento e dois pólos (cód. 94??) que vão no
teto dos
chevys?? E ainda por cima 12 volts?? |
Palhetas do Limpador do Para-Brisa
(topo)
Se suas palhetas (do carro, bem entendido) estiverem com a borracha ressecada ou rasgada, é possível trocá-la de modo rápido e barato. Fica muito melhor que comprar um par usado (e quase tão ruim quanto o seu) em alguma feira de pulgas e muuuuito mais barato que importar um par novo. 1. Retire as palhetas dos braços do limpador do pára-brisa. Em alguns modelos de palheta essa é parte mais chata de todo o processo... Uma chave de fenda fina pode ajudar com o encaixe, que costuma prender. 2. Com um alicate solte as garras que prendem a chapinha na ponta da palheta, que por sua vez segura a borracha, e retire a borracha deslizando-a pelo trilho onde ea fica encaixada. Algumas palhetas tem um arremate cromado que também é preso por pequenas garras - retire-o também se necessário. 3. Vá até sua loja de peças preferida e compre DUAS unidades do REFIL marca Dyna, modelo "R12". O preço (em jan/2010) será por volta dos 15 reais cada. Esse refil tem a mesma largura e tipo de encaixe que as do Chevrolet 49~54 (talvez de muitos outros também). As palhetas fabricadas atualmente, mesmo que para carros mais antigos, tem a borracha bem mais estreita na região do encaixe. 4. Desmonte o refil para ficar só com a borracha e corte-a no tamanho da original do seu carro (aproximadamente 11"). 5. Monte a borracha nova na palheta antiga, tendo cuidado de encaixar todas as garras e apertá-las com o alicate. 6. Pronto!! 20 minutos e R$ 30,00 depois seu carro já pode sair na chuva sem medo... Isso, claro, ignorando o fato de que o limpador original não funciona nas subidas! :-) Palheta original: ANCO mod. 20-11 (encaixe 'Wrist Action')
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"Bolota"
da Alavanca do Câmbio
(topo)
Quem já tentou colocar uma manopla de câmbio nova, daquelas que ainda cheiram à Estados Unidos, na alavanca de câmbio original, na coluna, dos Chevy teve a bela surpresa de constatar que ela "não cabe !!!" Ai é aquela maravilha... :-) Desde limar a alavanca de câmbio até alargar o buraco da manopla com uma broca (tá rindo??? Eu já vi as duas coisas...). E o processo é sempre encerrado com o indefectível trio superbonder/araldite/durepoxi. Tudo bem... Funciona. Mas para que tanta guerra? Basta ferver um pouco d'água numa caneca e colocar a manopla nova dentro. Depois de um minuto de fervura, vire a caneca no chão, pegue a manopla (vc vai queimar a ponta do dedo, mas e dai?? É pelo carro e vale a pena!) e coloque-a delicadamente na alavanca de câmbio. Surpresa!!! Agora
ela entrou até com folga.... E que ter uma surpresa maior ainda? Quando
ela esfriar vai estar muito bem fixada, em ordem para te acompanhar em
muitos anos de passeios. |
Friso
do Capô
(topo)
Ao reformar um Chevrolet de
1949 à 1952, muita gente manda cromar o friso do capô. Originalmente
esse friso era pintado da mesma cor da carroceria, em TODAS as versões
do carro. É possível ver isso em catálogos da época, anúncios e fotos
de divulgação da GM americana. |
Carburador e Bomba de Gasolina do Opala
(topo)
Podemos
usar nos motores 216" e 235" o conjunto de bomba de gasolina e
carburador dos primeiros Opala ( 69 a 72 ). O curso da alavanca da
bomba de gasolina, sua furação no bloco do motor e a furação da base do
carburador são idênticas, facilitando muito o processo de adaptação.
Será necessário apenas adaptar mangueiras de borracha na conexão de
entrada da bomba. |
Platinado
e Condensador da C-10
(topo)
Servem no distribuidor do motor 235", e muito provavelmente no do 216" também. romano@rcamoto.com.br |
Tampa e rotor do distribuidor nacionais para o motor 216
(topo)
A Olimpic ainda fabrica a tampa de distribuidor baixa (do 216) e o rotor para essa tampa. Códigos Olimpic 20513 e 21563. romano@rcamoto.com.br |
Posição
do Volante
(topo)
É bastante comum, em encontros de carros antigos, ver os Chevrolet 1951 e 1952 com o volante montado incorretamente. Para montá-lo na posição correta, basta dar uma olhada na capa do manual do proprietário do modelo 52 (foto): o volante deve ser instalado de modo que a barra fique acima do centro (e não abaixo do miolo, como pareceria mais natural para os motoristas de hoje, apesar de alguns acharem assim mais bonito). jason@esquadro.com.br |
Compras em Lojas
Americanas (atualizado em 19/abril/2011)
(topo)
Com o dólar baixo, comprar peças em lojas americanas voltou a ser uma opção interessante se tivermos algum tempo para esperar a entrega. Na página de links (clique aqui) há uma série de lojas nos EUA. Lembrando
que para saber o valor final a compra, faz-se a seguinte conta: - A taxa americana (imposto sobre venda deles) varia de estado para estado. |
Ordem de Aperto
e Torque dos Parafusos do Cabeçote
(topo)
MOTOR 216"
(1949 a 1952) - 70 a 80 libras-força/pé (95 a 110 newtons/metro) MOTOR 235" - 70 a 80
libras-força/pé (95 a 110 newtons/metro)
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Ordem dos
Cabos de Vela no Distribuidor
(topo)
Obs.: |
Carburação Dupla, Coletores
Hofenhauser e Compressor
de Ar Condicionado
(topo)
Com a devida desculpa aos puristas :-) , ao lado está a foto de um motor 235" com vários acessórios: - Coletor de admissão Fenton (marca de equipamentos para motores de 6 cilindros) para dupla carburação "barriquinha" (carburador da época). - Coletor de escape também Fenton - Adaptação de um compressor de ar condicionado. O compressor deve ter polia dupla (a maioria tem), sendo que uma polia o liga ao virabrequim e à hélice e a outra o liga ao alternador. O suporte do alternador é fixado nos parafusos do coletor de admissão. Esses coletores podem ser encontrados em várias lojas americanas, entre elas a "Clifford" - clique aqui |
Amortecedor Traseiro
(topo)
O amortecedor traseiro da Ford Pampa 4x4, assim como o da Belina 4x4, servem na traseira dos Chevrolets de 1949 a 1954. romano@rcamoto.com.br |
Juntas dos Coletores - motor 235"
(topo)
A junta dos coletores de admissão e escape dos motores 235" é igual às mesmas juntas dos motores "Chevrolet Brasil". romano@rcamoto.com.br |
Buchas do Feixe de Mola
(topo)
As buchas dos feixes de mola (suspensão traseira) da Rural podem ser usadas nos chevrolet de 49 a 54. luizcorreiasantos@terra.com.br |
Barra
de Direção, lado
fixo
(topo)
Pode-se usar a barra de direção do Opala 1979, lado fixo, para substituir a dos Chevrolet. luizcorreiasantos@terra.com.br |
Reparo do Cilindro-Mestre
(topo)
Há dois reparos usados nos chevrolets de 49 a 54: - Chevrolet de 1936 a 1952 (1"). Este reparo é o mesmo do caminhão Chevrolet de 1/2 ton de 1936 a 1950 - Chevrolet 1953 e 1954 (7/8", para carros sem "power brake"). Neste caso pode ser usado o reparo do cilindro mestre da Kombi de mesmo diâmetro (7/8") *OU* o da Toyota bandeirante ano 66/81 (há notícias de ambos sendo usados). romano@rcamoto.com.br e jlcervi60 (arroba) gmail.com |
Cremalheira
(topo)
A cremalheira e o motor de arranque na C-10 servem no motor 235", e possivelmente no 216" também. |