Home Page  

Dicas Rápidas

216.jpg (41116 bytes)
Motor 216" (repare na tampa lateral que cobre as velas)

Troque seu 216"pelo 235" - clique aqui!

Este motor é 216" ou 235" ? - clique aqui!

Borracha do Porta-Malas - clique aqui!

Lâmpada do Teto - clique aqui!

Palhetas do Limpador do  Para-Brisa - clique aqui!

"Bolota" da Alavanca do Câmbio - clique aqui!

Friso do Capô - clique aqui!

Carburador e Bomba de Gasolina do Opala - clique aqui!

Platinado e Condensador da C-10 - clique aqui!

Tampa e rotor do distribuidor nacionais para o motor 216 - clique aqui!

Posição do Volante - clique aqui!

Compras em Lojas Americanas - clique aqui!

Ordem de Aperto e Torque dos Parafusos do cabeçote - clique aqui!

Ordem dos Cabos de Vela no Distribuidor - clique aqui!

Carburação Dupla, Coletores Hofenhauser e
Compressor de Ar Condicionado - clique aqui!

Amortecedor Traseiro - clique aqui!

Juntas dos Coletores (235") - clique aqui!

Buchas dos Feixes de Mola - clique aqui!

Barra de Direção, lado fixo - clique aqui!

Reparo do Cilindro-Mestre - clique aqui!

Cremalheira de C-10 - clique aqui!


Este Motor é 216" ou 235" ?        (topo)

Essa é fácil...
O jeito mais rápido de descobrir de seu motor é um 216" ou um 235" é ver se a tampa lateral do motor encobre os assentos das velas (216" - foto no alto da página) ou se acabam logo abaixo das velas (235").

Além disso, o pistão do motor 216" tem 3 1/2" de diâmetro, enquanto o do motor 235" tem 3 9/16" (medidas standart). romano@rcamoto.com.br

Borracha do Porta Malas       (topo)(topo)

A figura abaixo mostra a maneira correta de fixar a borracha do porta malas nos Chevrolet de 1949 à 1954:

Lâmpada do Teto       (topo)

Quem sabe como conseguir uma daquelas lâmpadas de 1 filamento e dois pólos (cód. 94??) que vão no teto dos chevys?? E ainda por cima 12 volts??

Respostas:
- Pedir em uma loja americana: Vai sair caro e demorar um bocado, mas acaba chegando... :-/
- Procurar nas barracas de peças dos encontros: Vai acabar achando, mas tb sai bem caro e pode demorar... :-(
- Procurar nas lojas pela lâmpada usada para iluminar o cofre do motor dos Dodge V8: Nem adianta ficar assanhado que tb não vai achar... :-(

:-)   :-)   :-)
* Comprar uma lâmpada de 2 filamentos / 2 pólos e algumas de 1 filamento / 1 pólo, e fazer o seguinte:
- Com cuidado (mas sempre quebra algumas lâmpadas, por mais cuidado que tenha - por isso falei para comprar várias) separe o soquete metálico da lâmpada de 1 polo / 1 filamento e guarde o bulbo intacto, com os dois fios saindo dele... Depois, quebre o bulbo da lâmpada de dois filamentos / dois pólos, limpe e guarde o soquete metálico.
- Usando um soldador, solde os dois fios que saem do bulbo de 1 filamento nos dois terminais do soquete retirado da lâmpada de dois filamentos e com cuidado cole o bulbo no soquete com super bonder.

Pronto! Tá feita a mágica, e por poucos reais! E ainda por cima fica muito resistente... Tem uma assim no meu carro há mais de 8 anos!

Mas tome o cuidado de comprar a lâmpada de 1 filamento de BAIXA potência (5 wats), e não as usadas como lâmpadas de freio, ré ou pisca, sob risco de derreter a tampa plástica da luminária do teto.
romano@rcamoto.com.br

Palhetas do Limpador do  Para-Brisa       (topo)

Se suas palhetas (do carro, bem entendido) estiverem com a borracha ressecada ou rasgada, é possível trocá-la de modo rápido e barato.

Fica muito melhor que comprar um par usado (e quase tão ruim quanto o seu) em alguma feira de pulgas e muuuuito mais barato que importar um par novo.

1. Retire as palhetas dos braços do limpador do pára-brisa. Em alguns modelos de palheta essa é parte mais chata de todo o processo... Uma chave de fenda fina pode ajudar com o encaixe, que costuma prender.

2. Com um alicate solte as garras que prendem a chapinha na ponta da palheta, que por sua vez segura a borracha, e retire a borracha deslizando-a pelo trilho onde ea fica encaixada. Algumas palhetas tem um arremate cromado que também é preso por pequenas garras - retire-o também se necessário.

3. Vá até sua loja de peças preferida e compre DUAS unidades do REFIL marca Dyna, modelo "R12". O preço (em jan/2010) será por volta dos 15 reais cada. Esse refil tem a mesma largura e tipo de encaixe que as do Chevrolet 49~54 (talvez de muitos outros também). As palhetas fabricadas atualmente, mesmo que para carros mais antigos, tem a borracha bem mais estreita na região do encaixe.

4. Desmonte o refil para ficar só com a borracha e corte-a no tamanho da original do seu carro (aproximadamente 11"). 

5. Monte a borracha nova na palheta antiga, tendo cuidado de encaixar todas as garras e apertá-las com o alicate.

6. Pronto!! 20 minutos e R$ 30,00 depois seu carro já pode sair na chuva sem medo... Isso, claro, ignorando o fato de que o limpador original não funciona nas subidas!  :-)

Palheta original: ANCO mod. 20-11 (encaixe 'Wrist Action')
romano@rcamoto.com.br

"Bolota" da Alavanca do Câmbio       (topo)

Quem já tentou colocar uma manopla de câmbio nova, daquelas que ainda cheiram à Estados Unidos, na alavanca de câmbio original, na coluna, dos Chevy teve a bela surpresa de constatar que ela "não cabe !!!"

Ai é aquela maravilha... :-)   Desde limar a alavanca de câmbio até alargar o buraco da manopla com uma broca (tá rindo??? Eu já vi as duas coisas...). E o processo é sempre encerrado com o indefectível trio superbonder/araldite/durepoxi.

Tudo bem... Funciona. Mas para que tanta guerra?

Basta ferver um pouco d'água numa caneca e colocar a manopla nova dentro. Depois de um minuto de fervura, vire a caneca no chão, pegue a manopla (vc vai queimar a ponta do dedo, mas e dai?? É pelo carro e vale a pena!) e coloque-a delicadamente na alavanca de câmbio.

Surpresa!!! Agora ela entrou até com folga.... E que ter uma surpresa maior ainda? Quando ela esfriar vai estar muito bem fixada, em ordem para te acompanhar em muitos anos de passeios.
romano@rcamoto.com.br

Friso do Capô       (topo)

Ao reformar um Chevrolet de 1949 à 1952, muita gente manda cromar o friso do capô. Originalmente esse friso era pintado da mesma cor da carroceria, em TODAS as versões do carro. É possível ver isso em catálogos da época, anúncios e fotos de divulgação da GM americana.
Restauração fiel tem friso pintado, PORÉM, vale também o gosto do dono...  :-)
jason@esquadro.com.br

Carburador e Bomba de Gasolina do Opala       (topo)

Podemos usar nos motores 216" e 235" o conjunto de bomba de gasolina e carburador dos primeiros Opala ( 69 a 72 ). O curso da alavanca da bomba de gasolina, sua furação no bloco do motor e a furação da base do carburador são idênticas, facilitando muito o processo de adaptação. Será necessário apenas adaptar mangueiras de borracha na conexão de entrada da bomba.
romano@rcamoto.com.br

Platinado e Condensador da C-10        (topo)

Servem no distribuidor do motor 235", e muito provavelmente no do 216" também. romano@rcamoto.com.br

Tampa e rotor do distribuidor nacionais para o motor 216        (topo)

A Olimpic ainda fabrica a tampa de distribuidor baixa (do 216) e o rotor para essa tampa. Códigos Olimpic 20513 e 21563. romano@rcamoto.com.br

Posição do Volante        (topo)

É bastante comum, em encontros de carros antigos, ver os Chevrolet 1951 e 1952 com o volante montado incorretamente. Para montá-lo na posição correta, basta dar uma olhada na capa do manual do proprietário do modelo 52 (foto): o volante deve ser instalado de modo que a barra fique acima do centro (e não abaixo do miolo, como pareceria mais natural para os motoristas de hoje, apesar de alguns acharem assim mais bonito). jason@esquadro.com.br

Compras em Lojas Americanas (atualizado em 19/abril/2011)        (topo)

Com o dólar baixo, comprar peças em lojas americanas voltou a ser uma opção interessante se tivermos algum tempo para esperar a entrega. Na página de links (clique aqui) há uma série de lojas nos EUA.

Lembrando que para saber o valor final a compra, faz-se a seguinte conta:
[ Valor da peça em US$ + taxas americanas (0 a 8%) + correio ] + imposto de importação (60% sobre a soma anterior) + IOF (6,4% idem) = total em dólares

- A taxa americana (imposto sobre venda deles) varia de estado para estado.
- O imposto de impostação é cobrado inclusive sobre a taxa americana e sobre o valor do correio. A alíquota cai de de 60% para 0% (zero) se a soma de (peça+taxa+correio) for menor que US$ 50,00 e os remetente e destinatário forem pessoas físicas.
- EMS (Express Mail System) é um tipo de sedex dos americanos e chega em 4 semanas. É uma opção intermediária entre o courrier (Fedex, UPS e outros) e o correio comum. O seu valor também é intermediário. Quote o valor da remessa de antemão.
- O pagamento da (peça+taxa+correio) é feito à loja por cartão de crédito internacional, assim como o IOF. O pagamento do imposto de importação é feito à agência do correio, na retirada do pacote.
romano@rcamoto.com.br

Ordem de Aperto e Torque dos Parafusos do Cabeçote        (topo)

MOTOR 216" (1949 a 1952) - 70 a 80 libras-força/pé (95 a 110 newtons/metro)
*obs.: = 1 libra-força/pé = 1 pound foot

MOTOR 235" - 70 a 80 libras-força/pé (95 a 110 newtons/metro)
*obs.: = 1 libra-força/pé = 1 pound foot

romano@rcamoto.com.br

Ordem dos Cabos de Vela no Distribuidor        (topo)

 

 

 

Obs.:
  - O cilindro número "1" é o mais próximo ao radiador.
  - Os clips não ficam realmente paralelos com o motor, mas variam um pouco em função do avanço inicial da ignição (o avanço gira todo o distribuidor, e não apenas a mesa interna, como nos carros modernos).  

romano@rcamoto.com.br 

Carburação Dupla, Coletores Hofenhauser e Compressor de Ar Condicionado      (topo)

Com a devida desculpa aos puristas  :-) , ao lado está a foto de um motor 235" com vários acessórios:

- Coletor de admissão Fenton (marca de equipamentos para motores de 6 cilindros) para dupla carburação "barriquinha" (carburador da época).

-  Coletor de escape também Fenton

- Adaptação de um compressor de ar condicionado. O compressor deve ter polia dupla (a maioria tem), sendo que uma polia o liga ao virabrequim e à hélice e a outra o liga ao alternador. O suporte do alternador é fixado nos parafusos do coletor de admissão.

Esses coletores podem ser encontrados em várias lojas americanas, entre elas a "Clifford" - clique aqui

romano@rcamoto.com.br

Amortecedor Traseiro      (topo)

   O amortecedor traseiro da Ford Pampa 4x4, assim como o da Belina 4x4, servem na traseira dos Chevrolets de 1949 a 1954. romano@rcamoto.com.br

Juntas dos Coletores - motor 235"     (topo)

   A junta dos coletores de admissão e escape dos motores 235" é igual às mesmas juntas dos motores "Chevrolet Brasil". romano@rcamoto.com.br

Buchas do Feixe de Mola     (topo)

   As buchas dos feixes de mola (suspensão traseira) da Rural podem ser usadas nos chevrolet de 49 a 54. luizcorreiasantos@terra.com.br  

 Barra de Direção, lado fixo     (topo)

   Pode-se usar a barra de direção do Opala 1979, lado fixo, para substituir a dos Chevrolet. luizcorreiasantos@terra.com.br  

Reparo do Cilindro-Mestre     (topo)

Há dois reparos usados nos chevrolets de 49 a 54: 

- Chevrolet de 1936 a 1952 (1"). Este reparo é o mesmo do caminhão Chevrolet de 1/2 ton de 1936 a 1950 - Chevrolet 1953 e 1954 (7/8", para carros sem "power brake"). Neste caso pode ser usado o reparo do cilindro mestre da Kombi de mesmo diâmetro (7/8") *OU* o da Toyota bandeirante ano 66/81 (há notícias de ambos sendo usados). romano@rcamoto.com.br e jlcervi60 (arroba) gmail.com

Cremalheira     (topo)

A cremalheira e o motor de arranque na C-10 servem no motor 235", e possivelmente no 216" também.
É necessário trocar os dois juntos (motor de arranque E cremalheira).
André - no Orkut


e-mail 3d_4.gif (10305 bytes)

Home Page