Recebi o anúncio acima
via email, do Jason e da Lúcia, do Rio de Janeiro (jason@esquadro.com.br),
junto com uma brilhante contextualização, como é de praxe nas suas
mensagens, que segue abaixo:
"Revirando a coleção
do Globo, olha só o que eu achei - um anúncio que mostra toda a
linha de 1951 (com exceção da Station Wagon...). O curioso é que o
anúncio foi publicado em 26 de maio de 1952 - ou seja, a linha de São Caetano
devia continuar montando carros "antigos" quando, nos EUA, a
produção da linha 52 já estava a todo vapor.
Observe que o desenhista caprichou na frente mas deixou a traseira um
tanto quadrada, com o pára-lama "adivinhando" a altura do
modelo 53...
É legal notar os preços: um conversível custava apenas 20% a mais que o
sedã quatro portas... O Bel Air também não era tão mais caro que
o sedã, como muitos imaginam. Mas atente para o preço do rádio,
proporcionalmente ao valor dos automóveis: era caro pra chuchu.
Aproveitei que estava com a coleção e fiz uma conversão maluca dos
cruzeiros de 1952 para reais de 2002, com base em preços de apartamentos,
móveis, tecidos, roupas, eletrodomésticos e coisas assim que também
estavam anunciadas no jornal. Cheguei a conclusão que, trazendo para
moeda de hoje, o Chevrolet DeLuxe quatro portas, zero-quilômetro,
custaria o equivalente a uns R$ 33 mil... É um chute, diria, dentro da
realidade.
O Chevy era o modelo americano mais barato vendido aqui. Mais em conta,
havia coisas inglesas como Morris e Prefect.
Espero que vc goste e que a imagem não demore muito a carregar.
Um abraço, Jason"